Como montar um cardápio de restaurante vendedor
Com o surgimento de cada vez mais restaurantes, ter um cardápio bem montado e que seduza o cliente é um atributo importante para chamar a atenção de consumidores, já que esse item ajuda a diferenciar o seu negócio dos demais.
Para isso, é necessário oferecer uma diversidade de opções de pratos, bem como pensar em seu público-alvo e nos gostos dele na hora de escolher o que será servido, além de avaliar a sua concorrência direta, levar em consideração o local onde seu estabelecimento funciona e montar um cardápio adequado para o seu tipo de restaurante. Assim, a chance dos clientes saírem satisfeitos é maior.
No entanto, além dos quesitos ligados à gastronomia, outros pontos acerca do menu são importantes, como o design. Por isso, este artigo tem como finalidade te ensinar como montar um cardápio de restaurante para atrair cada vez mais clientes. Confira!
COMO MONTAR UM CARDÁPIO DE RESTAURANTE VENDEDOR
4 Dicas de como montar um cardápio de restaurante sedutor
Além de ter como função ajudar os consumidores na hora de escolher o que vão degustar nos restaurantes, o cardápio é fundamental, assim como a decoração do ambiente, na construção da imagem para o cliente. Por isso, pensar na configuração e no conteúdo dele é de suma importância.
Confira, então, quatro dicas de como montar um cardápio de restaurante fascinante e agreguar valor ao seu estabelecimento.
1. Facilite a leitura
Para garantir que os clientes não tenham dificuldade em ler o cardápio, procure escolher uma fonte de fácil leitura. Além disso, o tamanho das letras não pode ser muito pequeno para que os consumidores não tenham que forçar a vista para entender o que está escrito. Afinal, isso chateia as pessoas e pode até dificultar a sua venda.
2. Escolha as cores certas
Você sabia que as cores podem despertar sensações nos clientes? E se esse sentimento é bom, aumenta a sua chance de venda. Em geral, algumas cores costumam ser mais usadas em restaurantes, mas o ideal é combinar o tom do cardápio com o resto dos elementos do seu estabelecimento.
Entre as cores mais utilizadas, o amarelo, por exemplo, ajuda o cliente a se concentrar no pedido e chama atenção para os pratos em destaque. Já o vermelho, além de ser uma cor de boa visibilidade, ajuda as pessoas a tomarem decisões rápidas, principalmente em momentos de compra, e ainda estimula o apetite e o desejo de comer.
3. Dê atenção ao conteúdo
Tanto a imagem quanto a explicação dos pratos podem influenciar os pedidos dos clientes. Por isso, descreva os ingredientes de forma apetitosa, com uma linguagem clara, e passe o máximo de informações que puder. Isso é mais atraente do que, por exemplo, colocar em poucas palavras o que é determinado prato. Já as fotos devem ser de alta resolução e estarem nítidas, bonitas e bem disponibilizadas pelo cardápio.
4. Coloque em destaque o que te trará lucro
Vale a pena dar destaque aos pratos do seu cardápio que mais te trarão lucro, seja porque os ingredientes são baratos, porque a sua equipe não gasta muito tempo para prepará-los ou porque ele é o carro-chefe da casa. Para destacar esses itens, você pode, por exemplo, colocar fotos atrativas e elementos gráficos que chamem a atenção dos clientes. Além disso, coloque esses pratos no início das páginas ou seções do seu cardápio. Os clientes tendem a parar de ler o cardápio quando acham que já encontraram o prato ideal.
Gostou das dicas de como montar um cardápio de restaurante? Então continue navegando pelo site e tenha acesso a outros conteúdos como este.
Fernando Alvim
Ótimo!! Excelente vou tirar proveito.