Entre em contato com a gente

Tem alguma dúvida ou sugestão? Manda uma mensagem!

E-mail
contato@restaurantedesucesso.com.br

Telefone 
(11) 3087-6688

Whatsapp

(11) 93207-4848

 

Endereço
Rua Butantã, 194
Pinheiros
São Paulo – SP

Nos siga nas redes sociais

Conheça as principais diferenças da culinária vegetariana para a vegana

A diferença da culinária vegetariana para a vegana se dá muito além do consumo permitido ou proibido de itens de origem animal. Ela se dá em termos de estilo de vida.

Enquanto, cada dia mais, vê-se a implantação de um estilo de vida saudável – dado comprovado por um estudo feito pela agência de pesquisa Euromonitor, as diferenças da culinária vegetariana para a vegana começam a se destacar.

O estudo apontou um aumento de 98% no mercado de saúde e bem-estar apenas de 2009 a 2014. Diferentemente do que muitos pensam, a transição da culinária vegetariana para a vegana está mais ligada isso do que à causa animal.

Entenda mais sobre a transição da culinária vegetariana para a vegana

Há poucos anos, muitos acreditavam que vegetarianismo e veganismo eram a mesma coisa. Porém, hoje, algumas diferenças já foram clarificadas ao público.

– O estilo de vida vegetariano é um primeiro passo ao vegano, que pode, sim, começar através do apoio à causa animal – mas que, na maioria das vezes, está conectado ao bem-estar do organismo.

– Afinal de contas, não é de hoje que são discutidos os efeitos de determinados alimentos na saúde do corpo humano e, mais do que isso, da origem desses alimentos.

  • Escândalos alimentares relacionados a indústria da carne e demonstrações claras de crueldade animal no meio de laticínios tem desencorajado pessoas de todas as idades do consumo desses alimentos.

  • Além disso, com a subida dos níveis de colesterol e das taxas de obesidade, há muito a se pensar sobre o consumo de diversos alimentos em prol da adição de vegetais, grãos e itens que transitam da culinária vegetariana para a vegana no cardápio.

Alimentos sem conservantes

Além dos dados acima, o estudo apontado mostrou que 22% da população tem optado por comprar alimentos naturais e livres de conservantes.

– Somando isso ao fato de que 28% dos brasileiros mostrou que a presença de itens nutricionais na dieta é uma prioridade – e que a indústria “saudável” move US$ 35 bilhões por ano no Brasil, não é de surpreender que os estilos de vida veganos e vegetarianos tomem cada vez mais conta do mercado.

Aproveitar esse momento para incluir nos principais cardápios alimentos que são parte da transição da culinária vegetariana para a vegana (ou seja, que vão além da eliminação da carne) pode se mostrar um grande diferencial.

  • A pesquisa do Ibope abaixo ilustrada fala claramente sobre o assunto:

Portanto, uma vez que se mostra clara a demanda por esse tipo de alimento, não só o cruelty free lifestyle pode ser engajado através da adição de itens que vão da culinária vegetariana para a vegana, mas também o healthy lifestyle.

Exemplos de itens que diferenciam a culinária vegetariana para a vegana

Antes de compreender a diferença entre ambas as culinárias, é preciso saber que os consumidores de produtos vegetarianos e veganos não precisam ser, necessariamente, vegetarianos e veganos.

Uma análise do Sebrae Inteligência Setorial mostra exatamente isso, apontando a franquia Superbom e seu crescimento em termos de pontos de venda ao apostar em serviços voltados para o assunto.

Sabendo disso, é preciso ter mente que o vegetarianismo aposta apenas na eliminação da carne (e, dependendo de sua vertente, de outros itens de origem animal, como ovo) de sua alimentação, enquanto o veganismo exclui de qualquer uso itens de origem animal, da alimentação ao vestuário.

Portanto, uma alimentação que vai da culinária vegetariana para a vegana em restaurantes aposta em abolir ingredientes de qualquer tipo de origem animal de seus pratos, atingindo a uma fatia muito mais do que apenas os militantes da causa animal em sua abordagem, mas também a que busca mais qualidade de vida. Apostar nessa ideia é mais do que um diferencial – é essencial.