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Modelos de negócios Inovadores e Lucrativos em gastronomia

“O mercado de foodservice é o último a entrar na crise e é o primeiro a sair dela.” Este é o ditado que vem dando ao mercado uma boa perspectiva, já que a mudança de rumo do nosso país mostra bons sinais de recuperação econômica e um sentimento de ânimo renovado que há muito não se via nas pessoas. Isto torna o nosso setor bastante otimista com todas essas mudanças. Assim, devemos pensar estrat´pegicamente e usar ao nosso favor este momento, repensar as operações, colocar o cliente em primeiro lugar, e ousar.

Um ponto importante a ser destacado é que o mercado está favorável a quem atua para atender públicos e preferências específicas. Nesse contexto startups, pequenos negócios, redes pouco numerosas e negócios independentes liderados ou não por chefs se sobressaem e isso é absolutamente positivo, pois entrega aos consumidores o que desejam e ao mesmo tempo permite aos grandes analisarem esses movimentos quase que como laboratórios e absorver as tendências que de fato se consolidarem. Essa é a lógica, o charme e mágica da gastronomia.

Traduzir as principais tendências, aplica-las ao negócio e criar um modelo de comunicação fluído junto aos consumidores. Esse é o jogo, essa é a missão dos bons gestores. Então… façam a lição de casa, tenham tempo de se ater no que realmente faz a diferença, encanta e fideliza seus clientes.

 

Vamos falar de Tendências!

Loja Container

Dos navios cargueiros diretamente para as cidades, os containers vem caindo no gosto daqueles que buscam uma construção prática, moderna, mais barata e sustentável.

Estes imóveis já começam a aparecer, principalmente entre os estabelecimentos comerciais, como restaurantes, drive thrus e lanchonetes.

Devido à versatilidade e à possibilidade de reaproveitamento de material, a opção se tornou uma aposta para estabelecimentos que querem inovar. Segundo profissionais, a estrutura demora em média, de dois a quatro meses para ficar pronta, no caso de projetos comerciais de médio porte e apresentam vida útil média de 90 anos.

É claro que não se trata apenas da instalação de um Container no local desejado, há uma preparação do mesmo, principalmente devido ao isolamento térmico necessário. Você deve pesquisar as regras para utilização deste tipo de  construção em seu município pois as regras variam.

Aqui, mostraremos exemplos de negócio que já utilizam esta novidade:

“Um projeto inovador com um ambiente descolado”

Esta é a definição do MADERO para seu novo modelo de loja que já tem certa aderência em diversos pontos do país.

O Starbucks também foi pioneiro neste tipo de construção, lançada primeiramente em Taiwan, este modelo já é implantado em outros lugares.

Confira as fotos

Alimentos 100% Orgânicos

Uma tendência que vêm ganhando espaço em todo o mundo, são os produtos 100% Orgânicos. Eles não apenas são mais saudáveis, como também não agridem o meio ambiente em nenhum processo, desde a plantação / criação, até o transporte às lojas.

E lojas especializadas, ou 100% focadas apenas neste tipo de produto estão recebendo a cada dia mais consumidores em diversos países.

Aqui no Brasil, vemos o crescimento da rede Mundo Verde, também incluímos exemplos do exterior, com modelos de negócios deferentes.

STACH

PAÍS: Países Baixos

CONCEITO:

  • Conceito Deli (Delicatessen)
  • Alimentos frescos para viagem ou para comer na loja
  • Pratos frescos e criativos
  • Aluguel de espaço para reuniões de trabalho

GREEN ZEBRA

PAÍS: USA

CONCEITO:

  • Refeições produzidas do zero
  • Sinalização móvel em display para mudanças rápidas de menus sazonais
  • Entrega de produtos de mercearia em 1 hora
  • Sistema pegue e leve
  • Serviço de refeições no local
  • Encomendas personalizadas
  • Apoio à comunidade
  • Produtos regionais
  • Empresa ambientalmente consciente

MY BIO DELICIOUS

PAÍS: França

CONCEITO:

  • 100 % orgânico
  • Pratos caseiros
  • Vendas online de sucos saudáveis

CONCEITO MISTO – LOJAS ON E OFFLINE

O mundo online vem tomando conta de todos os mercados, e o mercado da gastronomia, e da alimentação já está sendo um deles.

Vemos diversas redes aderindo às plataformas de Delivery, e outras criando sua própria ferramenta. Ainda que seja um universo novo, já há novas tendências dentro deste segmento.

Veja a seguir, exemplos de lojas que mixam o ambiente físico, e a loja online com delivery.

7-FRESH

PAÍS: China

CONCEITO:

  • Aplicativo para celular WeChatPay para pagamento digital
  • Serviço de delivery em até 30 minutos num raio de 5km
  • Carrinhos de compra inteligentes (dirigem sozinhos pela loja)
  • Equipe interna de cozinheiros
  • 80% são produtos frescos
  • Possui um grande número de produtos importados

HEMA

PAÍS: China

CONCEITO:

  • Alimentação no local
  • Informações suportadas por aplicativos
  • Delivery entregue em até 30 minutos
  • Ofertas via e-commmerce
  • Pagamento via aplicativo para mobile (Alipay)
  • Os chefs cozinham mantimentos de clientes sob demanda
  • 80% são produtos frescos
  • Possui um grande número de produtos importados

AMAZON GO

PAÍS: EUA

CONCEITO:

  • Sem caixa, sem registro – o cliente deve apenas andar, comprar e aproveitar a
    experiência
  • Pagamento via conta da Amazon (AmazonGO App) para entrada e saída
  • Serviço de refeições prontas
  • Funcionários apenas para abastecer a loja e preparar refeições

CARREFOUR

PAÍS: Polônia

CONCEITO:

  • Supermercado premium orgânico
  • Produtos não disponíveis no mercado podem ser comprados pelo sistema (online) na loja

MANOR

PAÍS: Suíça

CONCEITO:

  • Loja de departamentos, mercearia e restaurante
  • Online + papelaria
  • Entrega no mesmo dia
  • Clicar e levar

LOJA DE BEM-ESTAR (HOLÍSTICO)

Há ainda espaços que buscam fazer uma integração positiva do espaço para prática de atividades físicas ligadas ao bem-estar, com a loja destes produtos.

LULEMON

PAÍS: Canadá (expandindo em todo o mundo)

CONCEITO:

  • Venda de roupas de Yoga
  • Lojas como ponto de encontro
  • Showrooms
  • Empresas com academias
  • Edição limitada para tornar os produtos mais interessantes

ABOUT LIFE

PAÍS: Austrália

CONCEITO:

  • Loja: Produtos ecólógicos limpos sem produtos químicos
    • Comida
    • Bens domésticos
  •  Café Integral
  • Self service de alimentos
  • Bar
  • Espaço de bem-estar
  • Serviço de eventos (Catering)
  • Tour para compras na loja

OBBIO

PAÍS: Espanha

CONCEITO:

  • Facilitador da vida saudável
  • Alimentos frescos e orgânicos
  • 90% dos alimentos são locais
  • Cosméticos sem produtos químicos
  • Refeições saudáveis para comer ou tomar
  • Eventos e workshops para divulgar informações
  • Nutricionistas no local
  • Coffee Shop para experimentar novos ingredientes e pratos (todos da loja) na loja

Espaços Compartilhados

Espaços que possam ser compartilhados por diversas empresas / profissionais, estão em alta. Co-workig é o modelo do momento, e há estabelecimentos comerciais se valendo disto e inovando, compartilhando seu espaço com este tipo de ambiente.

Além de co-working, há a possibilidade de integrar ao seu estabelecimento um espaço à ser compartilhado para outros fins: entretenimento, educação e etc.

Imagin Cafe

PAÍS: Espanha

CONCEITO:

  • Cafeteria
  • Salas de Trabalho
  • Arena de Jogos
  • Jardim patrocinado pela Samsung

CARREFOUR EXPRESS “URBAN LIFE”

PAÍS: Itália

CONCEITO:

  • Marca de Hipermercado abre um social hub store
  • Comida embalada e comida preparada na hora
  • Bar de Cerveja
  • Aperitivos
  • Lounges
  • Espaço de co-working

Welle 7

PAÍS: Suíça

CONCEITO:

  • Shopping
  • Entrega de encomendas
  • Estações de trabalho
  • Escola “Klubschule Migros ”
  • Aulas de Línguas
  • Aulas de Criatividade
  • Aulas de Saúde
  • Aulas de Negócios